Ver Pedidos

Na interface de administração, existem dois locais onde os pedidos podem ser visualizados e modificados (se necessário): a própria página de pedidos e a página de gerenciamento de pedidos em massa.

As características dessas duas páginas são discutidas abaixo.

Listando pedidos

A página de pedidos de listagem mostra uma exibição de lista de todos os pedidos feitos por meio de sua(s) loja(s). A partir daqui, você pode acessar detalhes de pedidos individuais, editar pedidos e acompanhar o status de seu pagamento e envio. Para obter detalhes sobre como criar um novo pedido manualmente para seu cliente, consulte aqui.

A página possui filtros que permitem selecionar quais pedidos você deseja visualizar. Você pode filtrar por data, status ou e-mail e nome do cliente.

Distribuidor: Esta é a iniciativa através da qual o pedido foi feito.

Concluído em: Esta é a data em que o pedido foi feito.

Número: Este é um número de pedido atribuído arbitrariamente. Um símbolo de exclamação com a palavra 'Observação' à esquerda mostrará se o cliente incluiu um comentário com seu pedido no checkout. Passe o mouse sobre o ponto de exclamação para ver o comentário.

Status:

  • Completo - o cliente finalizou o checkout

  • Cancelado - se o administrador editar o pedido e optar por 'cancelá-lo'

  • Carrinho - o cliente está em processo de compra, mas não fez check-out

Status de Pagamento:

  • Saldo devido - se for dinheiro, transferência bancária ou eftpos (ou seja, todos os pagamentos não automatizados), então o pedido será 'saldo devido' por padrão, até que os membros administradores da iniciativa distribuidora marquem manualmente que o pagamento foi recebido, no qual ponto o estado do pagamento mudará para 'Pago'.

  • Pago - Para pagamentos automatizados (PayPal, Stripe, PIN, por exemplo), o portal de pagamento marcará automaticamente um pedido como 'pago' quando for processado. Pagamentos não automatizados (dinheiro, transferência bancária, etc.) também serão marcados como 'pagos' quando atualizados manualmente.

  • Crédito devido - Se alguém pagou pelo pedido, mas você edita o pedido e remove um item, o custo desse item se torna "crédito devido".

Status de envio:

  • Pendente - Quando o status do pagamento for 'saldo devido', o status do envio estará pendente, o que significa que até que o pagamento seja recebido, o envio não deve começar.

  • Pronto - Quando o pagamento for recebido (pago ou status de crédito devido), o status de envio torna-se 'pronto'.

  • Enviado - Após a entrega ou coleta, um pedido pode ser atualizado manualmente pelo gerenciamento da loja/central (editar pedido) para que o status do envio se torne 'Enviado'.

Você SÓ pode atualizar manualmente um pedido para 'Enviado' se o status de pagamento for 'Pago' ou 'Crédito devido.

E-mail do cliente: o e-mail de contato do cliente. Uma lista completa de e-mails de clientes pode ser baixada no relatório 'lista de e-mails'.

Total: O valor total do pedido do cliente.

Alterar o estado de pagamento e envio de um pedido

No lado direito da visualização de listagem, você pode atualizar o status de pagamento/envio de um pedido.

Clique no ícone de visto para indicar que o pagamento foi recebido (isso registra apenas pagamentos integrais).

Clique no ícone da estrada para indicar que o pedido foi enviado.

O status de pagamento e envio de um pedido também pode ser atualizado ao editar o pedido (veja abaixo).

Quando um gerente de loja ou central atualiza o 'Status de envio' para 'enviado', isso enviará automaticamente ao cliente um e-mail para dizer que seus produtos foram enviados, independentemente do método de envio. Portanto, pode causar confusão para pedidos a serem coletados (em vez de enviados). Outra fonte de confusão potencial a ser observada é quando os clientes pagam por um pedido na coleta. A atualização do status de pagamento (e depois de envio) do pedido após a coleta da mercadoria enviará um e-mail ao cliente, mesmo que tenha sua mercadoria na prática.

Editando um pedido

À direita de um pedido, você verá um ícone de caneta e papel. Clique nele para acessar a página de gerenciamento de pedidos, onde você pode editar, modificar e cancelar:

Você também pode acessar informações completas sobre um pedido clicando no número do pedido (quarta coluna da tabela).

Esta é a aparência da página de gerenciamento de pedidos:

Adicionando e removendo produtos de um pedido

Você pode adicionar um produto ao pedido selecionando a variante desejada em uma lista suspensa das disponíveis (pelo menos 3 letras devem ser digitadas na caixa de campo 'Selecionar variante' para que a lista de opções apareça).

Para remover um produto de um pedido, clique no ícone da lixeira no lado direito do produto.

Você também pode alterar a quantidade de cada item pedido. Lembre-se de clicar no botão atualizar e recalcular taxas para salvar as alterações (isso também atualizará as taxas de iniciativa, envio e método de pagamento de acordo, quando apropriado).

Opções adicionais disponíveis em 'Ações'

  • Reenviar confirmação: Se você editou o pedido de um cliente, talvez queira reenviar um e-mail atualizado de confirmação do pedido.

  • Enviar Fatura: Isso enviará automaticamente ao cliente uma fatura (em formato .pdf) por e-mail.

Verifique os regulamentos regionais sobre as informações legalmente exigidas em uma fatura. Atualmente, nossas faturas não estão em conformidade com a lei francesa. As faturas de iniciativas registradas para VAT não estão em conformidade com a lei do Reino Unido. Esperamos trazer atualizações para corrigir esses aspectos. Enquanto isso, você pode querer faturar através de um pacote de software complementar.

  • Imprimir Fatura: Isso gerará a fatura em formato pdf para impressão.

  • Cancelar pedido: Cancelar o pedido.

Ver detalhes do cliente

As informações do cliente (e-mail, faturamento, endereços de entrega e números de telefone) estão acessíveis no menu à direita da página:

Modificar um Pedido

Clique em 'Ajustes' no menu à direita (captura de tela acima). Nesta página, você pode adicionar ou subtrair do total do pedido selecionando o botão + Novo ajuste.

Você pode querer usar esta funcionalidade para:

  • conceder um desconto em um pedido se um produto estiver danificado

  • deduzir o crédito devido ao cliente do seu saldo total

  • reembolsar um cliente (para mais informações sobre Reembolsos, visite aqui).

Registrar Pagamento Parcial

Visite a página 'Pagamentos' no menu à direita na captura de tela acima para registrar pagamentos parciais.

Impressão de faturas em lote

Para economizar tempo, você pode imprimir várias faturas de uma só vez (em vez de visitar cada pedido e selecionar Ações-> Imprimir fatura).

Na página Pedidos de listagem, marque a caixa à esquerda dos pedidos para os quais você deseja enviar uma fatura. Você pode aumentar o número de pedidos por página de 15 para 100 e selecionar todos de uma vez, se desejar.

Em seguida, clique no botão 'Imprimir faturas' no canto superior direito da tabela:

Uma página de carregamento será exibida enquanto as faturas são geradas. Após a conclusão, você poderá visualizar (e baixar) um arquivo contendo todas as faturas dos pedidos selecionados:

A Loading page will pop up while the invoices are generated. On completion you will be able to view (and download) a file containing all the invoices for the orders selected:

Gerenciamento de pedidos em massa

Aprendemos acima que a guia Listando Pedidos apresenta uma tabela dos pedidos por cliente. Esta página, por outro lado, detalha todos os produtos que foram adquiridos em seus pedidos.

Esta funcionalidade é útil para modificar vários pedidos de uma só vez que podem conter o mesmo produto (mudança de quantidade, produto fora de estoque etc). A página se parece com:

Data de início/término: Você pode filtrar para exibir todos os pedidos que foram feitos em uma determinada janela de tempo.

Produtor: Você pode filtrar por um determinado produtor. Isso pode restringir a exibição, se você estiver interessado apenas em um produto, fornecido por um produtor.

Loja: Você pode filtrar de acordo com a loja em que o pedido foi feito.

Ciclo de Pedidos: Talvez o filtro mais útil, o filtro de ciclo de pedidos, exibirá apenas os pedidos que foram colocados dentro de um ciclo de pedido selecionado.

Pesquisa Rápida: Antes ou depois de aplicar os filtros, você pode restringir ainda mais sua pesquisa pesquisando uma palavra-chave. Pode ser um nome, produto, central, produtor, data, número do pedido…

Ações: Você pode marcar as caixas de seleção de vários pedidos (coluna da esquerda), para executar a mesma função em todos eles, como excluir.

Colunas: Você pode selecionar quais campos deseja ou não que sejam exibidos na tabela:

As linhas ('Nome', 'Produtor', 'Produto: Unidade') podem ser classificadas de acordo com seu conteúdo clicando no cabeçalho da coluna relevante: um clique para classificar A-Z, dois cliques para o inverso (Z-A).

A coluna Preço indica o preço de um item incluindo impostos, mas excluindo taxas (taxas de iniciativa, de envio ou de método de pagamento). As taxas são recalculadas cada vez que um pedido é modificado.

Exemplos de uso do Gerenciamento de Pedidos em Massa:

Exemplo 1: Você tem uma falta de estoque e deve reduzir as quantidades do pedido do cliente para um determinado produto.

Em seu ciclo de pedidos atual, os clientes fizeram pedidos de 20 kg de tomates. Infelizmente houve uma tempestade e você só conseguiu colher 10kg. Você precisa identificar todos os clientes que pediram tomates e cortar pela metade seus pedidos.

Isso pode ser feito no gerenciamento de pedidos em massa, da seguinte forma:

  1. Filtre de acordo com o intervalo de datas ou ciclo de pedido atual.

  2. Procure por 'tomates'. Todos os pedidos de tomates dentro do intervalo de datas/ciclo de pedidos que você selecionou agora serão exibidos.

  3. Clique no produto ‘Tomates’ na coluna Produto:Unidade.

  4. Uma caixa aparecerá na parte superior da página, mostrando a quantidade total pedida (no período/ciclo de pedido que você selecionou).

Você pode ajustar a quantidade (ou excluir produtos) de cada pedido exclusivo na coluna Quantidade. A quantidade total pedida na caixa na parte superior será atualizada automaticamente conforme você ajusta os pedidos.

Nenhum e-mail automatizado será enviado aos clientes depois que você ajustar seus pedidos. No entanto, é uma boa prática fazê-lo manualmente, caso contrário o cliente pode ficar desapontado na coleta/entrega.

Aqui, a quantidade de tomates alocada para cada pedido foi reduzida para atender o total disponível de 10kg:

A caixa de seleção 'Recurso compartilhado'

Esta caixa de seleção permite que você faça ajustes em todas as variantes do mesmo produto de uma só vez. Por exemplo, você pode vender tomates em sacos de 1kg e 3kg. Ao selecionar 'Recurso Compartilhado', você poderá editar as quantidades de ambas as variantes solicitadas de uma só vez.

Exemplo 2: Atualização do peso final dos produtos.

Ao vender produtos indivisíveis, como pernas de cordeiro ou abóboras inteiras, você pode não saber o peso final e o preço do produto até que o cliente tenha feito o pedido (leia mais aqui). Você pode usar o Gerenciamento de Pedidos em Massa para atualizar o peso exato do item assim que tiver o produto à sua frente.

Para o exemplo de um peixe de 1kg:

  1. Filtre pelo ciclo do pedido ou intervalo de datas de interesse.

  2. Pesquise o produto desejado.

  3. Torne visíveis as colunas Peso/Volume e Preço.

  4. Insira o peso real do peixe que cada cliente receberá na coluna peso/volume. O preço será recalculado automaticamente com base nesse peso.

  5. Clique em atualizar.

A visão de um cliente sobre seu pedido

Seus clientes podem visualizar uma lista de seus pedidos quando fizerem login na Ajunta e clicarem em sua conta (veja abaixo).

Aqui, seus clientes poderão ver os pedidos e pagamentos anteriores, bem como o saldo em execução em sua loja (e quaisquer outros na Ajunta onde eles fizeram um pedido).

Para pagamentos não automatizados (dinheiro, cheque, transferência bancária, etc.) o 'saldo' do cliente será exibido como 'devido' até que você registre manualmente o pagamento. Se os pagamentos não forem atualizados regularmente por um gerente de loja/central, isso pode ser confuso para seus clientes, pois eles podem ter pago, mas não será documentado acima.

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