Reembolsos e Ajuste de Pagamentos
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Ocasionalmente, pode ser necessário ajustar o valor que um cliente paga pelo pedido. Cenários comuns incluem:
Pedidos que contenham produtos com pesos variáveis desconhecidos no momento do pedido (como , vendidos por peso, mas como itens completos).
Um produto encomendado não foi entregue pelo produtor.
Um cliente entra em contato com você para adicionar itens extras à sua cesta.
Um (ou mais) dos artigos encomendados não tem a qualidade esperada e você pretende compensar o cliente.
Existem dois casos principais:
O cliente deve pagar os seus produtos no ato de recolhimento, pelo qual não foi efetuado qualquer pagamento antecipado. Nesse caso, você pode ajustar o pedido do cliente, reenviar o e-mail de confirmação do pedido e os valores trocados no dia da coleta refletem o valor devido atualizado.
O pedido foi pago no momento em que foi feito (Stripe, PayPal ou transferência bancária). Neste caso existem três opções:
O saldo está em CRÉDITO (você deve dinheiro ao cliente) e você deseja reembolsá-lo.
O saldo está em CRÉDITO e você deseja que o cliente possa utilizar esse crédito em compras futuras.
O saldo está em DÍVIDA (o cliente deve dinheiro a você).
Se o cliente fez o pagamento do pedido na sua conta comercial do Stripe, você poderá emitir um reembolso total ou parcial na interface de administração da Ajunta.
Verifique se o pedido que você deseja reembolsar está marcado como 'PAGO':
Você verá então que há CRÉDITO no pedido modificado. Selecione o 'check' à direita do pedido para emitir um reembolso via Stripe:
O reembolso será registrado na conta Stripe da sua empresa:
As taxas cobradas pelo Stripe (1,4% - 2,9% + 20p por transação) não são reembolsadas ao seu negócio. Eles são cobrados com base no valor originalmente pago. Pode, portanto, ser mais vantajoso oferecer crédito ao cliente em relação ao seu próximo (ou futuro) pedido em vez de emitir um reembolso.
Reembolsos parciais ou totais automatizados para clientes que pagaram seus pedidos pelo PayPal não são suportados na plataforma OFN no momento. Você precisará visitar sua conta comercial do PayPal e emitir um reembolso por meio da plataforma deles. Esta é uma funcionalidade que esperamos adicionar no futuro.
Para emitir um reembolso pelo BACS, você precisará fazê-lo através de sua conta bancária comercial.
Uma alternativa para emitir um reembolso pode ser deduzir manualmente o crédito do cliente do próximo pedido.
Ajuste o pedido conforme necessário (leia para saber como editar um pedido ou leia mais sobre para gerenciar cenários como ou).
Se um pedido foi totalmente cancelado, você pode emitir um reembolso total (se o cliente pagou pelo Stripe) em -> Pagamentos e selecionando o 'X' no lado direito da tabela:
Um cliente paga suas compras por transferência bancária ou qualquer outro método não automatizado (ou seja, qualquer método, exceto Stripe ou PayPal) e você registrou o pagamento. Posteriormente, é necessário (um item não está disponível ou foi fornecido com defeito). Depois de fazer este ajuste, o pagamento em excesso feito pelo cliente é exibido como crédito em relação ao seu pedido.
Atualmente, como gerente de Loja ou de Central, você precisaria ajustar manualmente o saldo do cliente para levar em conta seu crédito. No futuro, gostaríamos de automatizar esse processo. se for algo que seja útil para sua iniciativa.
Por exemplo, um cliente pode pedir para você adicionar um item adicional a um pedido pelo qual já pagou ou, após o recebimento da carne () que o total da fatura aumenta ligeiramente. Quaisquer fundos adicionais pagos devem ser registrados manualmente. O cliente não poderá pagar a franquia pelo Stripe ou PayPal através da plataforma OFN.