Assinaturas - Criação e Gerenciamento de Pedidos
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Esta página descreve como as lojas podem configurar assinaturas exclusivas para clientes individuais, incluindo quais itens estão incluídos em sua assinatura, a qual agendamento a assinatura se aplica (ou seja, a taxa na qual eles recebem seu pedido) e como pausar/editar sua assinatura.
Nesta primeira versão do recurso de assinaturas, as iniciativas devem configurar assinaturas em nome de seus clientes. Os clientes não podem configurar suas próprias assinaturas.
Lista de verificação do que fazer antes de criar assinaturas para seus clientes:
Habilite assinaturas em suas Configurações de Iniciativa
Configure as formas de envio e pagamento
Ter feito contato com seus clientes para obter seus detalhes
Adicionou seus clientes de assinatura à sua lista de clientes.
Ter feito contato com seus clientes para solicitar que eles se inscrevam em uma conta com OFN e, se forem cobrados com Stripe, para solicitar que salvem seu cartão e autorizem sua loja a cobrá-lo.
Ter criado pelo menos um agendamento.
Clique em Pedidos no menu horizontal azul e selecione Assinaturas no submenu verde.
Clique em + Nova Assinatura para configurar um pedido recorrente para seu cliente. Primeiro, você será solicitado a selecionar a loja com a qual deseja criar a nova assinatura.
Você deve ter criado um agendamento de ciclos de pedidos antes de criar uma assinatura. Leia mais aqui.
Cliente: Selecione um cliente na lista suspensa. Você só pode escolher entre as pessoas adicionadas à Lista de Clientes da Iniciativa com a qual está criando a assinatura.
Agendamento: Selecione o agendamento que este cliente deseja assinar.
Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento preferida do cliente. Deve ser Stripe ou um método de pagamento manual (dinheiro, cheque, transferência bancária). Veja aqui para mais informações.
Método de envio: selecione o método de envio preferido do cliente.
Começa em: Esta é a data em que o primeiro pedido gerado por assinatura do cliente será gerado.
Se essa data estiver no meio de um ciclo de pedidos aberto em sua programação, haverá um pedido gerado para esse ciclo de pedidos. Caso contrário, seu primeiro pedido de assinatura será feito quando o próximo ciclo de pedidos a ser aberto em sua programação começar.
Termina em: Após esta data, os pedidos de assinatura do cliente não serão mais gerados. Este campo é opcional, se deixado em branco o pedido continuará sendo gerado indefinidamente.
Se a data 'Termina em' cair no meio de um ciclo de pedidos futuro, nenhum pedido de assinatura será feito. Por exemplo:
Se a data Termina em 01/10/2020, mas o ciclo de pedido mais próximo na programação deste cliente deve abrir em 01/09/2020 e fechar em 01/11/2020, nenhum pedido será gerado para o cliente.
Se a data de término for 01/12/2020, o ciclo de pedido acima gerará um último pedido de assinatura para o cliente.
Preencha os dados de cobrança e envio do cliente. Os detalhes de endereço para clientes que fizeram pedidos na OFN anteriormente serão carregados automaticamente.
Se você atualizar o endereço/detalhes de contato do cliente na página do Cliente, a alteração não será automaticamente aplicada à assinatura. Você precisará atualizar seus detalhes aqui também.
Adicione os itens que o cliente deseja receber de sua iniciativa regularmente.
Você só pode adicionar produtos listados em ciclos de pedidos futuros para sua iniciativa que também pertençam ao cronograma de assinatura escolhido pelo cliente.
Verifique se os detalhes estão corretos e clique em Criar Assinatura ou Cancelar.
Se o agendamento para o qual você acabou de criar a nova assinatura de um cliente tiver um ciclo de pedidos aberto, o primeiro pedido será gerado imediatamente, a menos que você altere a data 'Inicia em' para algum momento no futuro.
Os preços dos itens dentro das assinaturas serão atualizados e o cliente será cobrado de acordo com o preço atualizado. No início de cada ciclo de pedidos com o qual sua assinatura é gerada, eles receberão um e-mail com um resumo de seu pedido, incluindo preços atualizados.
Quando um item de uma assinatura não estiver disponível (por exemplo, se for um produto sazonal), o cliente será alertado em seus e-mails de confirmação.
Para fazer alterações em toda a assinatura (ou seja, todos os pedidos feitos a partir de agora para o cliente), acesse Pedidos (menu azul) -> Assinaturas (submenu verde)
Selecione a iniciativa com a qual o cliente tem uma assinatura no menu suspenso.
Uma tabela listando todas as assinaturas de seus clientes ficará visível. Selecione o ícone Editar (caneta e papel) à direita do cliente:
Você pode alterar os produtos que o cliente solicita por meio de assinatura, seus métodos de envio e pagamento preferidos e as datas de início/término de sua assinatura.
Você não pode alterar o agendamento da assinatura do cliente. Em vez disso, a assinatura deve ser recriada no novo agendamento preferencial e a versão antiga excluída.
Se você quiser alterar um único pedido futuro em uma assinatura, clique no número na coluna de pedidos dos clientes.
Isso revelará todos os próximos pedidos na programação e você poderá editar um pedido específico.
Para excluir uma assinatura de um cliente que não deseja mais receber as mercadorias de você regularmente, clique no botão X à direita da tabela. Isso impedirá a geração de assinaturas futuras e excluirá esta assinatura permanentemente.
Se você excluir uma assinatura enquanto houver um ciclo de pedidos em aberto, será perguntado se deseja manter o pedido do cliente em aberto ou se ele deseja excluir o pedido atual.
Um cliente pode querer pausar seu pedido durante as férias, por exemplo. Nesse caso, clique no botão de pausa (duas linhas verticais) ao lado direito da tabela de assinaturas. Isso impedirá que todos os pedidos futuros da assinatura sejam gerados, até que ela seja ativada novamente.
Para despausar (reativar) uma assinatura, clique no botão play (seta).
Se você pausar uma assinatura enquanto um ciclo de pedido ainda estiver aberto, será perguntado se deseja manter o pedido atual ou não.
Assinaturas reativadas no meio de um ciclo de pedidos abertos gerarão pedidos imediatamente.
Você configurou uma assinatura para um cliente. O que acontece agora, cada vez que um ciclo de pedidos abre e fecha?
O pedido do seu cliente será criado imediatamente. Eles receberão um e-mail notificando-os disso.
Os níveis de estoque dos produtos encomendados pela assinatura serão deduzidos nesse momento.
Um e-mail será enviado ao gerente da iniciativa que coordena o ciclo de pedidos em questão, resumindo quantas assinaturas foram feitas e quantas tiveram problemas (por exemplo, estoque insuficiente).
Se sua iniciativa estiver configurada de forma que 'Pedidos podem ser alterados/cancelados enquanto um ciclo de pedidos estiver aberto' (veja aqui), os clientes com um pedido gerado por assinatura podem editar ou cancelar.
Observe que, se você criar uma assinatura enquanto houver um ciclo de pedido aberto na programação, um pedido será criado imediatamente para esse assinante.
Quando o ciclo de pedidos fechar, os pedidos de assinatura serão confirmados. Os clientes receberão um e-mail de confirmação do pedido.
Os clientes que optaram por pagar sua assinatura pelo Stripe terão seu cartão de crédito/débito debitado neste momento.
Um e-mail será enviado ao gerente da iniciativa que coordena o ciclo de pedidos em questão, confirmando quantas assinaturas foram processadas. Ele também detalhará possíveis erros (por exemplo, um cartão de crédito que não pôde ser cobrado).
Existem várias maneiras pelas quais você pode optar por planejar ciclos de pedidos futuros para sua iniciativa, agora que você oferece aos clientes a opção de um pedido de assinatura automatizado regular:
Crie todos os ciclos de pedidos para a temporada com antecedência. Uma maneira rápida de fazer isso é copiar um ciclo de pedido e modificar as datas e o nome de abertura/fechamento para abranger o período de tempo desejado. Adicione ciclos de pedidos aos agendamentos de assinatura conforme desejado.
Se você configurar muitos ciclos de pedidos com antecedência, verifique com seus fornecedores a disponibilidade sazonal dos itens!
Crie ciclos de pedidos semanalmente (ou mensalmente). Na criação, certifique-se de adicioná-lo também ao cronograma de assinatura relevante.
Dicas:
Você pode gostar de promover o fato de oferecer assinaturas. Isso pode atrair clientes em potencial para comprar itens de sua iniciativa. Os esquemas Veg Box são muito populares e podem ser replicados usando a funcionalidade de assinatura.
Se você notar que vários clientes pedem os mesmos itens regularmente, oferecer a eles a opção de um pedido automatizado (assinatura) pode ser muito apreciado.