Tags e Regras de Tag
Last updated
Last updated
Depois que os clientes forem agrupados em categorias com tags, você poderá personalizar sua experiência de compra das seguintes maneiras:
Tornar variantes específicas visíveis/invisíveis
Tornar certos métodos de envio visíveis/invisíveis
Tornar certos métodos de pagamento visíveis/invisíveis
Tornando os ciclos de pedidos visíveis/invisíveis
Na maioria das vezes, esse recurso é exigido por iniciativas que têm configurações de loja diferentes para membros/não membros ou diferentes grupos de clientes, como clientes de atacado/varejo.
Para acessar as Regras de Tags, vá para Iniciativas -> Configurações -> Regras de Tags.
Por padrão, todos os itens estarão visíveis para todos os clientes, estejam eles marcados ou não. Você pode alterar as regras de exibição padrão selecionando +adicionar nova regra padrão. No exemplo abaixo, por padrão, todos os Ciclos de Pedidos marcados como 'atacado' ficarão invisíveis. (Para este exemplo, apenas os clientes que estão marcados com o rótulo 'clientesdeatacado' podem visualizar (e, portanto, comprar de) Ciclos de pedidos marcados como 'atacado'.)
Depois de definir as regras padrão, você pode configurar exceções a essas regras para grupos de clientes específicos.
Primeiro defina o grupo de clientes ao qual a exceção ocorrerá. No exemplo acima, a exceção foi aplicada a todos os clientes com a tag 'clientesdeatacado'.
Então, para esse grupo de clientes, você pode optar por personalizar a experiência de compra de uma das quatro maneiras:
Lembre-se de adicionar as tags relevantes a variantes, métodos de envio ou pagamento ou ciclos de pedidos, bem como aos clientes depois de configurar uma regra de tag padrão ou condicional!
Agora, analisemos cada opção, uma a uma:
Essa regra permite que você torne determinadas variantes visíveis/invisíveis para clientes marcados. Para que esta regra funcione, você precisa ter marcado o cliente e a variante do produto em seu inventário (não na lista de produtos do produtor) com a mesma tag.
No exemplo abaixo, a variante de 1 kg de muesli delux foi marcada como 'membro'. Assim, seria possível estabelecer regras de tag de forma que, por padrão, apenas a variante menor de 500 g (não taggeada) do muesli delux apareça na loja, a menos que o cliente pertença a um grupo de compradores todos taggeados como 'membro' (no qual caso, eles também poderão visualizar a opção de 1 kg).
Essa regra permite que você disponibilize ou indisponibilize métodos de envio específicos para determinados clientes. Para que esta regra funcione é necessário ter taggeado o cliente e a forma de envio com a mesma etiqueta. Para marcar um método de envio, vá para editar método de envio **e aplique a tag relevante.
Neste exemplo, o método de envio 'Recolher pessoalmente' foi atribuído a clientes com a tag 'membro'. Pode-se então configurar o seguinte:
uma regra de tag padrão: métodos de envio marcados como 'membro' são invisíveis;
uma regra de tag condicional: para clientes marcados como 'membro', o método de envio marcado como 'membro' é visível.
Assim, apenas os membros poderiam optar por retirar suas compras pessoalmente.
Essa regra permite que você torne métodos de pagamento específicos disponíveis ou indisponíveis para clientes específicos.
Essa regra de tag pode ser útil se você quiser oferecer aos membros apenas a opção de pagamento em dinheiro na retirada (mas fazer com que os não membros paguem antecipadamente com cartão ou PayPal), ou se você quiser oferecer aos seus clientes atacadistas apenas a opção de pagamento pela BACS.
Para que esta regra de tag condicional funcione, primeiro você precisa ter marcado o cliente e a forma de pagamento com a mesma tag. Para aplicar uma tag a um método de pagamento, acesse Iniciativas -> Configurações -> Métodos de pagamento e selecione editar.
Neste exemplo, o método de pagamento 'Dinheiro' foi atribuído a clientes com a tag 'membro'. Pode-se então configurar o seguinte:
uma regra de tag padrão: os métodos de pagamento marcados como 'membro' são invisíveis;
uma regra de tag condicional: para clientes marcados como 'membro', o método de pagamento marcado como 'membro' é visível.
Assim, apenas os membros poderiam optar por pagar suas compras em dinheiro no ato da retirada.
Essa regra permite que você torne determinados ciclos de pedidos visíveis apenas para determinados clientes.
Essa regra de tag pode ser útil se você deseja abrir dois ciclos de pedidos simultaneamente com diferentes taxas de iniciativa associadas a cada um. Por exemplo, um pode ser para clientes atacadistas - exibindo mercadorias de compra a granel e taxas corporativas mais baixas, enquanto outro seria visível ao público e listaria produtos em quantidades menores, mas com uma margem maior.
Para que esta regra funcione, você precisa ter marcado o cliente e o ciclo do pedido com a mesma tag. Para marcar um ciclo de pedido, consulte a guia Tags na seção de saída de um ciclo de pedido (página 3 do Ciclo de Pedido).
Neste exemplo, o Ciclo de Pedidos acima foi atribuído a clientes com a tag 'membro'. Pode-se então configurar o seguinte:
uma regra de tag padrão: ciclos de pedidos marcados como 'membro' são invisíveis;
uma regra de tag condicional: para clientes marcados como 'membro', um ciclo de pedido marcado como 'membro' é visível.
Assim, apenas os membros poderiam adquirir mercadorias desse ciclo de pedidos.
Às vezes, nossos usuários desejam cobrar preços diferentes para clientes diferentes, geralmente com base em seu status de membro versus não membro (ou atacado versus varejo). Atualmente, não há como cobrar automaticamente preços diferentes para membros e não membros, mas existem algumas maneiras de conseguir a mesma coisa.
Você pode usar o taggeamento do cliente, com regras de tag para conseguir isso:
Disponibilize algumas variantes apenas para grupos de clientes específicos: por exemplo, 'compras a granel' a uma taxa reduzida por peso disponível apenas para clientes com uma tag de atacado.
Execute mais de um Ciclo de Pedidos simultaneamente com apenas membros (ou clientes atacadistas) capazes de visualizar e comprar do ciclo de pedidos com uma taxa de iniciativa mais baixa.
Você pode usar as taxas do método de envio para cobrar preços diferentes para clientes diferentes. Para garantir que apenas os membros selecionem a 'taxa de membro' reduzida, você precisaria adicionar uma tag a este método de envio (caso contrário, qualquer pessoa poderia 'enganar' e selecionar a taxa de envio de custo mais baixo).
Se você fizer um método de pagamento em dinheiro na coleta disponível apenas para membros, você adicionará uma marca a todos os outros métodos de pagamento, de modo que os não membros sejam cobrados mais por seus produtos.
Além do uso de tags, algumas iniciativas optam por configurar duas centrais: um apenas para clientes atacadistas/membros (veja Loja Virtual Privativa) e outro para todos os demais.
Ao usar o recurso Inventário, as duas lojas podem oferecer os mesmos produtos, mas você pode definir o preço de cada uma de forma independente.
Esse método oferece maior flexibilidade: os preços podem ser ajustados para grupos de clientes caso a caso, em vez de uma porcentagem geral ou diferença de preço fixa.